Os empresários já estão cansados de saber que os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados. E essa mudança de postura faz com que os negócios tenham de repensar o atendimento que oferecem a esses clientes.

Seja para aquelas empresas que estão começando ou para as que já são líderes de mercado: trabalhar corretamente o atendimento ao cliente pode fazer a diferença em termos de sucesso da sua marca.

Por isso, montamos este conteúdo sobre atendimento ao cliente para empreendedores, com dicas para transformar esse setor da sua empresa e conseguir ainda mais resultados. Confira!

Atendimento ao cliente para empreendedores: para que serve esse setor na sua empresa?

Antes de pensar em qualquer estratégia, é fundamental analisar como o atendimento ao cliente tem sido usado no seu negócio – e se ele realmente tem feito a diferença para os seus consumidores.

Esse setor pode ter muitas funções. A mais antiga (e básica) é a de “resolvedora” de problemas, com uma postura totalmente passiva. Ou seja, todas as vezes que o cliente enfrenta alguma dificuldade com o seu produto ou serviço, ele entra em contato com o atendimento, que apenas resolve a questão e não entrega nada além disso.

Ou ainda uma função mais proativa, indo além do esperado e surpreendendo positivamente o cliente, entregando muito mais do que foi pedido. Para isso, tudo deve ser pensado e planejado, criando uma ótima estrutura de comunicação, compreendendo quem são os seus clientes (e o que eles esperam de você) e desenvolvendo um atendimento diferenciado, que resolva o problema e ainda ofereça outros benefícios (que façam sentido ao consumidor), como descontos nas próximas compras, brindes, etc.

Decidir quais das duas posturas o seu setor de atendimento ao cliente terá depende basicamente da forma como o seu negócio se relaciona com os seus consumidores e do posicionamento que a sua marca possui.

Porém, de qualquer forma, é indispensável que essa área funcione muito bem no seu negócio. Afinal, não tem nada pior para “queimar” a imagem e a confiança de uma empresa, do que um atendimento ao cliente que não funcione, não resolva as questões ou seja extremamente burocrático.

E, note, que isso não é apenas para os grandes negócios. Qualquer empresa precisa de um setor destinado ao atendimento aos clientes, caso contrário corre-se o risco de ser visto como uma empresa que não se preocupa com os seus consumidores – uma imagem bem desagradável, não é mesmo?

Como melhorar o meu atendimento ao cliente?

Já está convencido da importância desse setor e deseja melhorá-lo no seu negócio? Confira as dicas que separamos.

Tenha uma equipe comprometida

É fundamental que todos na sua empresa entendam a importância do atendimento ao cliente e internalizem os valores do seu negócio, sempre buscando superar a qualidade e a expectativa dos seus consumidores.

Não adianta você, como gestor, desenvolver ótimas políticas de atendimento, se o fator humano ainda é ruim. Ou seja, se quando o seu cliente entra em contato com a sua empresa o atendimento é feito sem atenção, com frieza ou até falta de educação.

Por isso, treinar seus colaboradores é essencial, de forma que eles entendam quem são seus clientes, o que eles desejam, as políticas do seu negócio, entre outros pontos.

Saiba o que você vende e para quem

Um bom atendimento ao cliente é aquele que conhece a realidade do seu negócio e as necessidades do seu público. Seus atendentes precisam dominar todas as características, funções, tipos e especificações dos seus produtos ou serviços, além de entenderem muito bem como funciona a sua empresa, prazos, benefícios, setores, etc.

Mas não é só. Conhecer o seu cliente é primordial (e por isso temos falado tanto sobre isso ao longo deste conteúdo). Se você não sabe com quem está fazendo negócio, dificilmente entenderá o que essas pessoas esperam da sua empresa – e o nível de insatisfação e de reclamações poderá ser alto.

Vá além do básico de segmentação de mercado, busque entender como seus clientes pensam e agem e busque se antecipar a essas reações, criando um setor de atendimento que seja proativo.

Por exemplo, se você vende softwares, mas sabe que muitos consumidores têm dúvidas em algumas funções básicas, se antecipe. Assim que fechar uma venda, envie um e-mail com um manual básico de uso e coloque os telefones de contato da sua empresa para tirar dúvidas. Isso resolve o problema e ainda surpreende seus clientes de forma positiva.

Seja rápido e tenha foco na qualidade

Ninguém deseja ficar muito tempo esperando para que o seu problema seja resolvido, e isso inclui o seu cliente. Um bom atendimento é aquele que oferece a solução de forma rápida e com qualidade.

Mas isso somente é possível treinando a sua equipe e tendo colaboradores suficientes, com autonomia para resolver as questões. Se tudo é extremamente burocrático no seu negócio, será difícil para o setor de atendimento agir com qualidade.

Por exemplo, se para trocar um item com defeito é preciso que essa solicitação passe por vários setores e funcionários, provavelmente seu cliente ficará insatisfeito, ainda que seus profissionais de atendimento sejam gentis e atenciosos.

Foque na satisfação do seu cliente

Essa dica parece óbvia, mas muitas empresas se preocupam mais com elas do que com os seus consumidores, pensando em como resolver os problemas de uma forma que seja cômoda para o negócio, ainda que isso signifique insatisfação do cliente.

Novamente, entender quem são essas pessoas e quais são suas principais “dores”, olhando de fora para dentro é essencial.

Se você faz negócio com pessoas que sofrem com empresas que demoram a responder as solicitações ou a entregarem a solução, seja diferente. Escute o que os seus clientes estão lhe falando e entregue o resultado mais rápido que os demais.

Isso pode ser traduzido de várias formas, como um atendimento mais solícito e personalizado, uma atenção diferenciada em todas as etapas de compra, um ótimo pós-venda e assim por diante.

Nem sempre o que funciona para os grandes do seu setor será o mesmo para você. Entenda a sua realidade, o que a sua empresa tem como propósito e diferencial e saiba o que os seus clientes querem. Essa é a melhor fórmula para um ótimo atendimento ao cliente para empreendedores.

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