O coworking já é uma realidade na maioria das cidades brasileiras. Mas essa forma de trabalhar exige dos profissionais um pouco mais de cuidado, garantindo que o ambiente será bacana para todos que dividem o espaço.

As vantagens de utilizar esse escritório compartilhado são inúmeras, mas é preciso tomar algumas medidas para não invadir o espaço alheio ou ainda tornar o dia a dia mais complicado.

Para lhe ajudar, montamos esse guia com várias dicas importantes – inclusive com ideias para aproveitar melhor todos os benefícios de um coworking. Confira!

Estações compartilhadas

As estações compartilhadas são as mais usadas por quem está começando no coworking, principalmente para consultores, freelancers e profissionais liberais que empreendem sozinho ou no máximo em 2 pessoas.

Para que esse ambiente seja agradável e produtivo para todos, é importante seguir algumas recomendações, como:

  • respeitar a mesa alheia;
  • manter a estação de trabalho limpa e organizada, de preferência livre de comida;
  • não instalar equipamentos na rede sem consultar a gerência do coworking, evitando problemas na internet e até a quebra de segurança para os demais usuários;
  • ajustar o volume da campainha do telefone para não atrapalhar os demais;
  • usar fones de ouvido;
  • se for o último a sair, apagar as luzes e desligar o ar condicionado, além de conferir se as janelas estão realmente fechadas;
  • não monopolizar as tomadas, lembrando que elas devem ser compartilhadas por todos os trabalhadores;
  • ficar atento aos horários de funcionamento do coworking e das estações de trabalho;
  • lembrar-se que outras pessoas poderão usar a sua estação de trabalho caso você não tenha optado por um plano exclusivo ou um escritório individual, por isso tente mantê-la da melhor forma possível.

Salas de reunião

Poder contar com salas exclusivas para se reunir com seus clientes é um dos atrativos mais bacanas de um coworking, mas também é preciso seguir algumas regras e recomendações para que esse serviço funcione adequadamente. Veja algumas orientações importantes:

  • busque reservar a sala com antecedência, evitando que a mesma já esteja ocupada e que você perca a sua reunião;
  • consulte a agenda, veja a disponibilidade da sala e realize o agendamento com o pessoal do coworking;
  • confirme se o seu plano lhe oferece a possibilidade uso da sala de reunião (ou se você terá de pagar extra por esse serviço);
  • cuide dos equipamentos e do mobiliário do ambiente;
  • respeite os horários limites de uso da sala, garantindo que todos terão direito ao uso do espaço (e sem atrapalhar a agenda dos demais coworkers);
  • não deixe o seu cliente esperando e esteja disponível na hora marcada;
  • após o uso, busque deixar a sala limpa e organizada, da maneira como você a encontrou;
  • se tiver alguma dúvida, procure orientação com os responsáveis pelo coworking.

Copa e banheiros

Outro benefício dos coworkings são as áreas compartilhadas, ideais para um cafezinho no meio da jornada – e claro para dar aquela “potencializada” no networking, aproveitando para conhecer os demais coworkers.

Mas, também é essencial ficar de olho em algumas dicas, como:

  • cuide da organização desses espaços, guardando e limpando o que usar e sujar;
  • se você notar que está faltando algum produto, converse com a administração ou verifique a disponibilidade do item;
  • se estiver com vontade de tomar um café, aproveite para demonstrar os seus dotes culinários e convide os colegas;
  • caso a cozinha disponha de micro-ondas e geladeira, use esses equipamentos com cuidado, evitando esquecer itens e não acumulando comida velha;
  • lembre-se que qualquer tipo de lixo pode entupir o vaso sanitário, então evite jogá-los por lá.

Principais dúvidas sobre o uso dos coworkings

Apesar de todas essas dicas, ainda tem algumas dúvidas sobre o uso desses espaços compartilhados? Veja as principais perguntas e respostas.

Posso levar meu computador e impressora?

Sim. Em cada estação de trabalho, você encontrará energia elétrica e internet a sua disposição.

Tenho que pagar pela energia elétrica, água, ar condicionado ou café que eu consumir?

Não. Tudo isso já está incluído no plano mensal.

Posso fazer eventos no coworking?

Sim. Mas antes, lembre-se de verificar a disponibilidade do espaço e se informar sobre as regras de uso desses ambientes.

Quais serviços são oferecidos pela recepção?

Nossos colaboradores fazem a recepção e a distribuição da sua correspondência, recebem seus visitantes, atendem e direcionam ligações telefônicas e auxiliam com encomendas e outras necessidades pontuais.

Quantas pessoas usarão o meu espaço?

Isso depende do plano que você escolher, antes de fechar o contrato, informe-se sobre como isso funciona no seu coworking. Alguns espaços são exclusivos e oferecem armários para que você guarde seus itens pessoais. Outros podem locar novamente a sua estação de trabalho nos períodos em que você não estiver usando, por isso é bom se informar.

Dicas para aproveitar melhor o coworking

Você já sabe que o coworking possui muitas vantagens – mas como aproveitar esses benefícios? Veja mais algumas dicas bacanas que separamos!

Faça networking

Não tenha vergonha de interagir com os demais coworkers e aproveite essa rede para conhecer novos parceiros de negócios. Você poderá participar dos grupos de WhatsApp e Facebook do Coworking, usar o mural para divulgar o seu serviço e, claro, participar das atividades disponíveis.

Por exemplo, aproveitando o momento do café para descontrair e conhecer as pessoas. Não fale apenas de trabalho e mostre também que você possui outros interesses além da carreira, afinal esse é um espaço para conhecer pessoas e até fazer amizades.

E, claro, sempre que possível participe dos eventos dos colegas. Além de conhecer a área deles, você ainda poderá aprender mais e ter novos insights para o seu negócio.

Escolha o coworking ideal para o seu negócio

Talvez você ainda não tenha notado, mas os coworkings estão começando a se adequar aos perfis dos seus trabalhadores.

Hoje é possível encontrar ambientes mais espaçosos e com mais salas exclusivas – ideal para equipes maiores ou profissionais que precisam de mais privacidade – e outros com foco maior nas estações compartilhadas.

Além disso, alguns oferecem serviços exclusivos, são pet friendly ou até permitem que os pais levem os seus filhos. Assim, antes de se decidir pelo novo “lar” do seu negócio, conheça as possibilidades, visite os espaços e se possível tente fazer um teste (alguns espaços permitem essa possibilidade gratuitamente).

Esteja aberto a novas possibilidades

Saiba que trabalhando de um coworking podem surgir muitas possibilidades novas para o seu negócio, como parcerias, ideias de empresas, novos fornecedores e muito mais.

Por isso, esteja aberto para absorver todas essas informações e compreender como elas podem ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso.

E, então, gostou das nossas dicas para conviver bem em um coworking e aproveitar ao máximo o que ele pode oferecer? Se você ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Share This