
Cada vez mais popular no Brasil, o coworking é um escritório compartilhado que supre a demanda de empreendedores e empresas inovadoras, que buscam um ambiente estruturado com um custo acessível.
Já a quantidade de espaços do gênero teve um crescimento de 48%. Em 2017 eram 810 e no ano passado já totalizavam 1.194. Com isso, a quantidade de unidades de trabalho chegou a 88 mil.
Vale a pena ir para um coworking?
Infraestrutura
É possível encontrar espaços com planos completos que oferecem desde internet de alta velocidade, até material de escritório e cafezinho para os momentos de descanso.
Produtividade
Em um escritório doméstico, muitos empreendedores têm sua atenção desviada por diversos fatores: crianças, pets, afazeres domésticos, etc. No espaço de coworking, você está lá para trabalhar e há muito menos distrações, fazendo com que o profissional se mantenha concentrado.
Organização e flexibilidade
Você mesmo poderá estipular o horário de suas atividades, e até mesmo organizar reuniões e eventos. Tudo isso sempre contando com um espaço completo para te auxiliar.
Networking
Ao dividir o escritório com diversas pessoas, com as mais diferentes ocupações, é possível obter bons conselhos e novos insights para o seu negócio, mesmo que sejam profissionais de outras áreas. Os contatos abrem portas para as possibilidades e agregam um valor inestimável ao negócio.
Custo-benefício
Se você fosse pagar um escritório próprio, com toda a estrutura que o coworking oferece, desde internet de alta velocidade até pessoas para fazer a limpeza do espaço, provavelmente iria gastar alguns milhares de reais mensalmente.
Além de não ter a burocracia contratual de alugar um espaço. O contrato é realizado pela quantidade de horas ou meses necessários para a profissionalização da sua empresa.
Equipe
Optando por um coworking, o empreendedor que atua sozinho de início já terá toda a infra-estrutura para alocar uma equipe, conforme contratar colaboradores. Isso facilita a vida, pois não é preciso buscar um espaço de última hora.
Empresas que têm filiais em outras cidades podem usar o coworking para reunir a equipe em um único local.
Criatividade
Buscar novas referências, conhecer pessoas novas, trabalhar em lugares diferentes são fatores que estimulam a criatividade. Dificilmente você terá o famoso bloqueio criativo nesse tipo de ambiente. Isso porque, além de ter contato com uma série de profissionais que podem te ajudar a destravar, você ainda estará em um ambiente que muda constantemente. Todo dia você verá gente nova e poderá ampliar os seus conhecimentos através delas.
Ainda tem dúvidas sobre estar em um ambiente colaborativo? Sempre indicamos para nossos clientes conhecer pessoalmente e, se preciso, fazer um teste-driver para se ambientar no espaço e sentir a vibe do nosso coworking.
Entre em contato que estamos aqui para te ajudar.
Fontes: Catraca Livre, Organização dos Coworkings do Brasil, Jazz Digital.